Translate

Pesquisar este blog

domingo, 7 de abril de 2013

A necessidade de um verdadeiro Guardião




Srila Bhakti Rakshak Sridhar-Dev Goswami Maharaj – ‘Siga os anjos’.

                                                                                                                                                           Divya darsana divanbhuti– deve-se fazer um acordo divino e temos que ter ajuda dos santos, que são agentes divinos autênticos. Pode haver muitos agentes impostores também, pseudo-agentes, agentes imitadores (sahajiya). Temos que ir até o agente verdadeiro. E com a ajuda dele, pela graça dele, vamos gradualmente alcançar nosso destino. O grande devoto Prahlada Maharaja também confirma isso: “Enquanto a mente de alguém não entrar em contato com os divinos pés de lótus do Senhor, é indispensável conseguir a ajuda dos Seus devotos, Seus agentes, pois tal associação elimina tudo que é indesejável que está dentro de nós”.
   Nossa vida divina não começa realmente até que chegamos aos pés de lótus do mestre verdadeiro. Aí sim começa. Nosso verdadeiro progresso, vida verdadeira. Nosso verdadeiro avanço em direção à divindade começa quando conseguimos o reconhecimento do agente do Senhor. Alguns podem dizer: “Mas isto é monopólio, é um sistema despótico. Deus é para todos, porque há essa necessidade de um mediador? Ele está aberto à todos e conhece todos nós. Se desejamos com sinceridade, Ele virá até nós”. A concepção deles pode ser essa.
   Somos inconstantes, corremos de lá para cá sem nenhum princípio em nossa vida, e nossa situação é muito triste. Este tipo de vida é muito problemático. Pensar: “Não posso pôr minha fé em nada”, significa que não posso encontrar um amigo em parte alguma. Estou sem amigos, ando no meio de estranhos e talvez até de inimigos.
   Quando sofremos de incerteza ao extremo, devemos desejar a conexão com o Guru, o mestre espiritual. Não podemos simplesmente interroga-lo com fé e confiança, pois o Guru é um guardião bem querente que sabe mais sobre nosso bem estar do que nós mesmos. Assim é que é ter um guardião, um amigo, um guru. Se a pessoa cometer vaishnava-aparadha ou nama-aparadha, ofensas contra o Vaishnava ou ao santo nome, irá se atrasar repetidamente. Não é algo fácil. Ainda sim há a possibilidade de uma alma digna alcançar a posição mais elevada por meio da orientação adequada em uma única vida. Isto não é impossível.
   Narottama Thakur diz: “Se pudermos conseguir um guardião verdadeiro, nosso futuro na vida espiritual está assegurado”. Krishna não pode despedir o guardião com muita facilidade, pois o guardião tem uma posição sólida em sua relação com o Senhor. Se adentrarmos no domínio do guardião, estamos em uma posição segura. Nosso único consolo é que vamos junto com o agente divino. Outros que ainda não foram capazes de se renderem aos pés de lótus do guardião, do Guru fidedigno, estão em uma posição incerta e podem ser desviados por qualquer outro agente. Seu futuro é deplorável. Eles não têm nenhum refúgio. Se pudermos ter um ideal verdadeiro na vida por meio da nossa fé ao guardião verdadeiro, aí certamente nosso futuro está praticamente assegurado. Então nosso Gurudeva, nosso refúgio (asraya), será o comandante do barco que nos levará sobre este interminável ciclo de nascimentos e mortes. Cruzaremos este oceano de misérias, muito facilmente pelo comando de Srila Gurudev.

Nenhum comentário:

Postar um comentário