Translate

Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de abril de 2013

As Três classificações de Vaishnavas de acordo com os ensinamentos de Sriman Mahaprabhu: Vaishnava, Vaishnava-tara e Vaishnava-tama



   A única conclusão que podemos tirar é que quando os devotos que se encontram no estágio dekanistha adhikari adquirem fé nas escrituras (sastriya sraddha), apenas neste momento eles realmente se tornam elegíveis para servir os Vaishnavas. Eles são classificados simplesmente como vaishnava (neófitos que possuem qualidades vaishnavas) até o momento que adquirem as outras qualidades características de um madhyama adhikari vaishnava.
   Correspondentemente, madhyama vaishnavas são descritos como vaishnava-tara (possuem um alto grau de qualidades vaishnavas) enquanto que apenas Uttamas Vaishnavas, os mais elevados Vaishnavas, são descritos como Vaishnava-tama (possuem todas as qualidades vaishnavas).
   É necessário deliberar sobre como Mahaprabhu descreveu estes três tipos de Vaishnavas:
  
                            Vaishnava.

Ataeva yanra mukhe eka krsna nama
Sei ta vaisnava kariha tanhara sammana
 (Sri Chaitanya Charitamrta, Madhya lilá 15.111)

“Aquele que canta o nome de Krishna (significa suddha nama- nome cantado de forma pura) até mesmo uma só vez é Vaishnava (possui qualidades Vaishnavas). Então, deve-se respeita-lo.”


                           Vaishnava-tara.

Krsna nama nirantara yanhara vadane
Sei se vaisnavatara bhaja tanhara carane

(Sri Chaitanya Charitamrta, Madhya lilá. 16.72)

“Aquele que canta o nome de Krishna (puramente) constantemente é vaishnava-tara (possui alto grau de qualidades Vaishnavas) e deve-se oferecer serviço aos seus pés de lótus”.

                          Vaishnava-tama.

Yanhara darsane mukhe aise krsna nama
Tanhare janiha tumi vaisnava pradhana

Krama kari kahe prabhu vaisnava laksana
Vaisnava vaisnavatara ara vaisnavatama
(Sri Chaitanya Charitamrta, Madhya lilá. 16.74-75)

“Aquele que inspira outros a cantar os nomes de Krishna meramente por se fazer visível á eles évaishnava-tama (possui todas as qualidades Vaishnavas no nível máximo) e é o mais elevado Vaishanava.”
 “Sri Chaitanya Mahaprabhu explicou então os diferentes níveis de Uttamas Vaishnavas (Vaishnavas puros) em seqüência – aqueles que são vaishnavas, aqueles que são vaishnavas-tara e aqueles que são vaishnavas-tama – em acordância com os sinomas exibidos por cada um deles”.
   De acordo com estes ensinamentos de Sriman Mahaprabhu, aquele que pronuncia suddha-krsna-nama (nome completamente puro) pelo menos uma vez é digno de ser chamado de Vaishnava. Entre os kanisthas bhakta, que são chamados de vaishnava-praya (parecem ser vaishnava), ou vaishnava-abhasa (semblante de vaishnava) cantam apenas namabhasa (semblante do santo nome). Eles não cantam suddha-nama. Porém, aqueles que de fato são capazes de cantar suddha-nama até mesmo uma só vez, possuem qualidades Vaishnavas e são Suddha Vaishnavas. Aqueles que cantam suddha nama continuamente são vaishnava-tara (possui grande quantidade de qualidades vaishnavas); e Aqueles que simplesmente por se fazer visível ao público, os incita a cantar krsna-nama, sãovaishnavas-tama (possui completamente todas as qualidades vaishnavas).
   No dia em que krsna-nama (suddha nama) aparece na língua de alguém, mesmo que seja uma só vez, ele perderá toda propensão de cometer pecado. O que falar de pecado! Ele até mesmo perderá o interesse em performar atividades piedosas.
   Todas as três classificações de Vaishnavas – vaishnava, vaishnava-tara e vaishnava-tama, não possuem nenhuma forma de contaminação material e pecado.
   Se por acaso observa-se que uma pessoa está inclinada a cometer pecado, então ela não deve ser classificada como Vaishnava. Até mesmo kanistha-adhikaris vaishnavas não tem inclinação por atividades pecaminosas ou piedosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário