Translate

Pesquisar este blog

domingo, 7 de abril de 2013

Até mesmo Krishna aceitou um Guru.




   Em todas as escrituras como o Vedanta, Upanisads e especialmente no Srimad Bhagavata, o Sad-Guru tem sido glorificado. É verdade que o santo nome é transcendental. Está escrito nas escrituras e também escutamos de muitas pessoas que devemos cantar os santos nomes. Mas alguém pode argumentar: “Tenho lido em todo lugar que devemos cantar Hari Nama e por isso estou cantando. Porque então é necessário ter um Guru, que atua como um agente ou um mediador? Ajamila foi facilmente para Vaikuntha sem inicialmente saber sobre as glórias de hari nama. Isto demonstra que qualquer pessoa pode cantar hari nama até mesmo sem aceitar um Guru.”
   Se alguém está cantando sem a guia de um Sad-Gurudev, qual será o resultado? Esta pessoa poderá apenas cantar nama-aparadha (ofensas ao santo nome), exceto casos raros como no caso de Ajamila, pode-se cantar namabhasa ou suddha nama. Está escrito no Chaitanya Charitamrta que ‘pela misericórdia de Krishna a pessoa aforunada tem a oportunidade de associar com um devoto puro e pela misericórdia deste mestre espiritual puro e de Krishna, ela recebe a semente da trepadeira do serviço devocional’. Krishna não concede a semente de bhakti diretamente á qualquer um. Ao invés disso, ele concede isto através de Sri Guru, ou ele mesmo se torna Guru para dar isto. Sem aceitar um Guru, ninguém pode cantar o transcendental nome de hari. Inicialmente, Ajamila não tinha Guru. Ele nomeou seu filho de Narayana, um dos nomes de Deus. Por acaso, porque viveu a cultura védica, ele nomeou seu filho de Narayana, e pela recitação deste nome ele começou a cantar namabhasa(estágio purificatório do cantar). Este foi seu primeiro cantar de namabhasa, e depois disso ele sempre chamava por seu filho ‘Narayana, Narayana, vêm aqui!’ Por fazer isso continuamente, seunamabhasa continuava. Quando os ferozes mensageiros da morte, os yamadutas,vieram busca-lo no momento de sua morte, o nome do seu filho apareceu automaticamente na sua língua. ‘Narayana, Narayana!” Naquele momento, Narayan enviou seus mensageiros , os Visnudutas, que por sua vez começou a glorificar o nome de Narayana. Ajamila então recebeu a semente de suddha nama (nome puro) dos Visnudutas. Com isto, Ajamila recebeu a semente de bhakti, conseguiu sobreviver e então pensou: “O santo nome que escutei dos Visnudutas é tão poderoso! “Agora que recebi este mantra, devo abandonar minha esposa, todos os meus filhos e minhas posses.” Ele então abandonou tudo e foi á Haridwar, onde tomava banho no ganges, sentava nas suas margens e começava seu canto. Eventualmente, Ajamila começou a cantar suddha nama. Depois de algum tempo, os Visnudutas vieram novamente e disseram: “Venha conosco e sente neste aeroplano.” Neste momento Ajamila havia alcançado o estágio de bhava e logo depois alcançou prema. Por cantar o santo nome de Narayana, ele obteve Vaikuntha-prema. Ajamila disse aos Visnudutas: “Quando vocês dispensaram os Yamadutas, eu quis falar com vocês e tocar seus pés de lótus, mas voçês desaparecerem. Agora vocês aparecem de novo e me dizem para ir com vocês. Como pode isto?”
   Os Visnudutas respoderam: “Nós demos á você a semente do nome puro e também a semente da trepadeira da devoção (bhakti lata). Por cantar este nome e banhar-se regularmente no rio Ganges, você se purificou. Você obteve Vaikuntha rati e está agora qualificado para ir á Vaikuntha.” Assim, eles o levaram até lá.
   No momento em que apareceram para ele pela segunda vez, Ajamila já havia se livrado completamente dos desejos materiais e assim alcançou Vaikuntha.
   Devemos compreender que sem um Guru, seremos obrigados a ter apegos materiais e também seremos obrigados a cometer ofensas ao santo nome (nama-aparadha). Se a semente de bhakti juntamente com a relação da jiva com Krishna (sambandha-jnana) não é concedida por um Guru Puro, então não póde se experimentar o som transcendental (sabda brahma). A aceitação e rendição á um Sad-Guru é essencial.
   Krishna, mesmo sendo a Suprema Personalidade de Deus, também aceitou um Guru. É geralmente aceito que o Guru de Krishna era Sandipani Muni, mas na verdade Sandipani Muni era como um professor. Ele ensinou as sessenta quatro artes para Krishna. Então ele era como um professor colegial . Na verdade, Krishna recebeu o radha-mantra de Bhaguri Rsi e por isso seu verdadeiro Guru é Bhaguri Rsi. Chaitanya Mahaprabhu também aceitou hari-nama e gopala mantra de Isvara Puripad.


Nenhum comentário:

Postar um comentário