Translate

Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de abril de 2013

Criticar as falhas prévias de um Vaishnava é abominável.



   Ó leitores, nunca se deve refletir em qualquer falha que estava presente em um Vaishnava antes do aparecimento de bhakti á não ser que haja alguma bondosa razão nisso. Um Vaishnava não deve ser criticado pelas insignificantes remanescentes de suas falhas anteriores. Por essa razão Krishna disse no Bhagavad Gita (9.30-31):  

Api cet suduracaro
Bhajate mam ananya-bhak
Sadhur eva as mantavyah
Samyag vyavasito hi sah

Ksipram bhavati dharmatma
Sasvac-chantim nigacchati
Kaunteya pratijanihi
Na me bhaktah pranasyati

“Até mesmo um homem de caráter abominável, mas que se engaja com dedicação no serviço amoroso e unidirecionado (ananya bhajana) a Mim, deve ser considerado santo porque está corretamente situado em bhakti. Ele se torna virtuoso muito em breve e obtém paz eterna. Ó Kaunteya, declara isto fortemente, que ‘Meu devoto nunca perece’.

    Pela influência de bhakti, todos os abomináveis tipos de comportamento que pode haver existido no coração do praticante antes do aparecimento de bhakti e tem diminuido gradualemente dia após dia, são finalmente erradicados em um curto período de tempo. Então, criticar um Vaishnava sem um motivo virtuoso resulta em Vaishnava-aparadha. Até mesmo se alguém observa alguma falta acidental no Vaishnava ocoorente da divina providência, ainda sim ninguém deve critica-lo. Neste contexto, o sábio Karabhajana disse:

                                                                    Sva pada-mulam bhajatah priyasya
Tyaktany abhavasya harih paresah
Vikarma yac cotpatitam kathancid
Dhunoti sarvam hrdi sannivistah
 (Srimad Bhagavatam (11.5.42)

“Aquele que se engaja na adoração exclusiva aos pés de lótus de Bhagavan e que deixou todas as outras coisas, é o mais querido á Mim. Até mesmo se a tendência de performar atividades pecaminosas aparece em seu coração, Sri Hari, que reside diretamente no seu coração, não apenas destrói estas tendências, mas também remove qualquer reação que poderia manifestar como resultado de ter cometido algum pecado.”

   O princípio aqui é que culpar falsamente e criticar o Vaishnava por qualquer falta mencionada acima, pode ser classificado em três categorias: nama aparadha (ofensas contra o santo nome), Se alguém comete nama aparadha, a divina relação com o nama (santo nome) nunca manifestará, e sem esta relação é impossível se tornar um Vaishnava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário