Translate

Pesquisar este blog

domingo, 7 de abril de 2013

Diksha é necessário para se cantar suddha nama




(Guru-devatatma. Página 34 a 39)
   Padmanabha Maharaj pergunta: Gurudeva. Há uma questão sobre a relação entre o gayatri-mantrae iniciação hari-nama. Algumas pessoas têm apresentado declarações de Srila Bhaktivedanta Swami Maharaj e de Srila Bhakti Rakshak Sridhara Maharaj para suportar a idéia, beaseado em seus próprios entendimentos destas citações, que harinama é completo e é suficiente para a alma condicionada, e também que a iniciação no gayatri mantra não é realmente necessária. Por exemplo, Srila Prabhupada disse em uma conversa, em 1973, em Paris que: “Catando o hare krsna maha mantra e praticando, ele se torna purificado. Então a segunda iniciação – gayatri-mantra. De acordo com Jiva Goswami, apenas a primeira iniciação já é suficiente. Mas ainda sim, para purificar mais, a segunda iniciação é concedida”.
   “Eles também citam Srila Sridhara Maharaja em seu livro ‘Sri Guru e sua Graça”, onde ele diz: “Aceitamos o mantra (gayatri) apenas para ajudar no nama-bhajana, a adoração ao santo nome. Se não, isso não seria necessário. O nome sozinho pode fazer tudo para uma pessoa. Ele é completo e perfeito. O gayatri mantra ajuda-nos a nos livrar-nos das ofensas e concepções ofuscadas. O gayatri mantra vem para nos ajudar apenas nisto”.

   Srila Gurudeva: Acho que todos vocês compreenderam o argumento. Agora tente cuidadosamente comreender a resposta para que possam reconciliar todas estas declarações. Algumas pessoas têm apresentado a idéia de que a aceitação de diksha não é essencial e isto tem sido indicado indiretamente através do verso:

Diksa purascarya vidhi apeksa na kare
Jihva sparse a-candala sabare uddhare

(Chaitanya Charitamrta ‘Madhya-lila’ 15.108)

“A pessoa não tem que se sujeitar a iniciação ou executar atividades requeridas antes da iniciação. Ela deve apenas vibrar o santo nome com seus lábios. Então, até mesmo um homem de baixa classe pode ser liberado.”

   O santo nome é suficiente. O santo nome é muito poderoso e pode satisfazer todos os desejos. O nome pode até mesmo dar vraja-prema. Porque então, é necessário tomar iniciação? Foi falado as minhas declarações juntamente com as de Srila Swami Maharaj e Srila Sridhar Maharaj. Então, eu quero reconciliar todas estas declarações. É verdade que iniciação diksha e as atividades purificatórias antes da iniciação não são necessárias em todas as circunstâncias, mas precisamos saber algo mais sobre o real significado deste verso. Srila Bhaktissidhanta Saraswati Thakur Prabhupada escreveu um livro sobre regras e regulações na adoração a deidade chamado Archana Dipika. Ali ele explicou que harinama é bhagavata swarupa, a forma de Radha e Krishna, por esta razão é dito no Sikshastakam que “Param vijayate sri krishna sankirtan”. Por cantar e lembrar os nomes de Krishna, todos os tipos de perfeição como vraja-prema e até mesmo radha-dasya (tornar-se serva de Radharani)- pode ser obtido.
   Porém, nos estágios iniciais, quando um devoto está vibrando o santo nome, ele está cheio de várias aparadhas (ofensas) e outros anarthas como sono, distração, indiferença ou desinteresse em tópicos espirituais e outras coisas. É garantido que tal pessoa não pode vibrar o nome puro. Ao contrário, seu canto é apenas nama-aparadha. É possível cantar o nome puro apenas depois dediksha samskara.
   Srila Jiva Goswami explica o significado de diksha em seu Bhakti-sandarbha (2830):

Divyam jnanam yato dadyat
Kuryat papasya sanksayam
Tasmat dikseti sa prokrta
Desikais tattva-kovidaih

Diksha é o processo pelo qual a pesoa acorda seu conhecimento transcendental e elimina todas as reações causadas por atividades pecaminosas. Uma pessoa inteligente conhece este processo comodiksha.”

   O gayatri mantra concede todos os tipos de divya-jnana, conhecimento transcendental, incluindo o conhecimento sobre krsna-tattva e jiva-tattva, e também dá nossa relação com Krishna. O santo nome apenas, não concede esta relação á uma pessoa que está cheia de anarthas. Todos os nossos Acharyas, sem exceção, começaram isto com o objetivo de purificar-nos das nossas reações pecaminosas e limpar nossas ofensas, para que possamos desenvolver a habilidade de cantar o nome puro. Para isto devemos diksha-vidhana (o processo de iniciação). Di-kshadi significa divya jnana, ou conhecimento realizado da nossa relação com Krishan. Ksa é a purificação de todos os pecados,aparadhas, e outras impurezas. Para isto, diksa-vidhana é essencial. Sem isto, nossa relação com Krishna (sambandha-jnana) não pode se manifestar e a pessoa não poderá cantar suddha nama(nome puro).
   Se não houvesse necessidade de acitar diksha-mantra, porque então Srila Bhaktissidhanta Saraswati Thakur tomou segunda iniciação (diksha) de Srila Goura kishora Das Babaji Maharaj? E porque Srila saraswati Thakur deu iniciação diksha á todos os seus discípulos? Parama Pujyapad Srila Sridhar Goswami Maharaj também tomou diksha dele. Se não há ncessidade, porque Srila Saraswati Thakur deu iniciação diksha e porque seus discípulos aceitaram isto?
   Todos os Acharyas em nosso Guru-parampara aceitaram diksha-mantras. Aqueles que dizem que apenas hari-nama é suficiente para as almas condicionadas, podem nomear qualquer Acharya em nosso Guru-parampara que não tomou iniciação diksha? Srila Goura Kshora Das Babaji Maharaj, Srila Bhaktivinoda Thakur, Srila Viswanath Chakravarti Thakur, os seis Goswamis e todos os outros tomaram segunda iniciação. Srila Bhaktivedanta Swami Maharaj também tomou isto. Se diksha não é essêncial, porque então todos eles aceitaram? Não é que o santo nome não é puro, mas se a pessoa não é um devoto puro, não é possível para ela, cantar o nome puro. Ele pode apenas cantar sílabas que parecem com o santo nome. Ele pode apenas cantar ofensas ao santo nome ou o semblante do santo nome.
   É verdade que simplesmente por tocar a língua, krsna-nama pode dar tudo. Porém, a língua material de uma alma condicionada não pode tocar o transcendental santo nome:

Atah sri krsna namadi
Na bhaved grahyam indriyaih
Sevonmukhe hi jihvadau
Svayam eva sphuraty adah

(Bhakti-rasamrta-sindhu ‘1.2.234’.)

“Nome, forma, qualidades e passatempos de Sri Krishna, não podem ser percebidos através dos sentidos materiais das almas condicionadas. Porém, se alguém que tem um humor favorável para com Sri Krishna, rende serviço devocionlal através destes mesmos sentidos começando pela língua, Sri Krishna certamente revelará a Si mesmo em sua forma pessoal á esta pessoa.”

   Srila Raghunath Dasa Goswami também escreveu no primeiro verso do seu manah-siksha:

Gurau gosthe gostalayisu sujane bhusura gane
Sva mantre sri namni vraja nava yuva dvandva sarane
Sada dambham bitva kuru ratim apurvam atitaram
Aye svantar bhratas caturbhir abhiyace dhrta-padah

“Ó meu querido irmão; minha mente tola! Agarrando-me aos seus pés, eu humildemente oro a você com palavras doces. Porfavor abandone todo o orgulho e rapidamente desenvolva um sublime e incenssante apego por Sri Gurudev, Sri Vraja dham, pelos residentes de Vraja, pelos Vaishnavas, brahmanas, pelos meus diksha-mantras, pelos santos nomes do Senhor Supremo, e assim tome refúgio em Sri Sri Radha Krishna, o eterno e jovial casal divino de Vraja”.
   Se diksha não é nessário, porque Srila Dasa Goswami escreveu a palavra ‘mantra’? Porque ele não disse apenas a palavra ‘sri namni’? O que é sva mantra? Há alguma diferença entre mantra eharinama, e foi por isso que ele disse á sua mente: “Porfavor abandone seu falso ego e tente desenvolver uma sublime atração pelos dois. Tome refúgio nos dois, nama e mantra, e então sua vida será exitosa.” Então, existem duas coisas e não uma. Seu Gurudeva deu á ele o mantra- e isto significa o diksha-mantra. Agora, porfavor reconcilia todos estes pontos. (Neste verso a palavra ‘mantra’indica – diksha mantra e a palavra ‘sri namni’ indica hari nama.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário