Translate

Pesquisar este blog

domingo, 7 de abril de 2013

Duas classes de jivas




   Há duas categorias de jivas, como descrito no Sri Chaitanya Charitamrta (Madhya-lila 22.10-13)

Sei vibhinnamsa jiva – dui ta prakara
Eka – nitya-mukta eka nitya samsara

“As entidades vivas (jivas), estão divididas em duas categorias. Algumas são nitya-muktas – eternamente liberadas, nunca foram condicionadas. As outras são as nitya baddhas ou nitya samsara- condicionadas desde tempo imemorial.”

   As nitya muktas jivas são eternamente liberadas e são manifestadas no mundo espiritual. Já as nitya baddhas são manifestadas na potência marginal (tatastha sakti) e por que olharam para o mundo material, estão condicionadas desde tempo inimaginável, por isso são chamadas de nitya samsara.Nitya aqui não significa ‘eternamente’ e sim ‘um tempo incalculável’.
   As jivas manifestadas em tatastha sakti que olharam para o mundo espiritual também são consideradas nitya mukta jivas.

Nitya mukta nitya krsna carane unmukha
Krsna parisada nama bhunje seva sukha

(Chaitanya Charitamrta, Madhya-lila 22.11)

“Aqueles que são eternamente liberados estão sempre despertos para a consciência de Krishna, e sempre rendem serviço devocional amoroso aos pés de lótus de Krishna. Eles são considerados associados eternos de Krishna e desfrutam eternamente do êxtase transcendental do Seu serviço.”

   É muito importante compreender este ponto. As almas liberadas são associadas eternas de Sri Krishna em Sua morada, sempre engajadas em servi-lo e testar a doçura do Seu serviço. Na morada de Deus, a potência que ilude as almas condicionadas (maya), não está presente. Em seu comentário do Srimad Bhagavatam (3.16.26), Srila Bhaktivedanta Swami Maharaj diz: “A conclusão é que ninguém cai do mundo espiritual, Goloka ou planetas Vaikuntha, pois Estas são suas eternas moradas”.
   Pergunta: Alguém pode dizer, “Sim, aceitamos o que Krishna disse no Bhagavad Gita – que uma vez saindo deste mundo e indo a Vaikuntha, jamais retornamos”. Mas nós caímos de lá antes de primeiramente vir a este mundo.

   Srila Narayan Goswami Maharaj: Se isto fosse verdade, o princípio propagado no Bhagavad Gita e outras escrituras seria um equívoco. Nossas escrituras lidam apenas com a realidade. Aquelas almas que já estão servindo naquele plano transcendental, não podem vir a ser iludidas por maya de forma alguma. Não há a possibilidade de se tornarem aversas a Krishna. Elas nunca caem, pois não há mayana morada de Deus.

   Nesta conexão, devemos tentar seguir os ensinamentos de Srola Jiva Goswami, nosso tattva-acharya, como também os ensinamentos da nossa sucessão discipular como Srila Baladeva Vidyabhusana, Srila Viswanath Chakravati Thakur e especialmente Srila Bhaktivinoda Thakur. Quiando existe qualquer confusão ao ler um livro de um particular guru fidedigno, podemos reconciliar e harmonizar nosso entendimento por aceitar ajuda dos livros de outros gurus fidedignos na nossa sucessão discipular.
   Srila Jiva Goswami é um exaltado guru fidedigno. Ele explicou este tópico nos seus sandarbhas e não deixou nenhuma sombra de dúvida quanto á isso. Temos que ler seus livros para reconciliar e poder harmonizar as aparentes ‘contradições’ nos ensinamentos de todos nossos Acharyas.
   Srila Bhaktivedanta Swami Maharaj aceitou esta linha do guru parampara mais do que nós. Ele é uma alma realizada. Ele nunca disse nada diferente dos acharyas prévios. Srila Bhaktivinoda Thakur aceitou todos os prévios acharyas na linha de Sri Rupa Goswami. Srila Bhaktissidhanta Saraswati Goswami Thakur aceitou Srila Bhaktivinoda Thakur e Srila Bhaktivedanta Swami Maharaj aceitou seu Gurudeva, Srila Bhaktissidhanta Saraswati Thakur. Com este entendimento, podemos reconciliar tudo.
   Sobre este mesmo tópico, (que também pode parecer uma ‘contradição’), é dito no Chaitanya Charitamrta (Madhya lila 20.117):

Krsna bhuli sei jiva anadi-bahirmukha
Ataeva maya tare deya samsara dunkha

“Esquecendo-se de Krishna, a entidade viva tem sido atraída pela externa forma desde tempo imemorial. Então, a energia ilusória maya á concede todo tipo de miséria nesta existência material”.

   No verso acima, as palavras ‘krsna bhuli’ aparentemente significa ‘Esquecendo-se de Krishna’. Mas, qual é o seu significado profundo? Isto realmente significa que uma vez ela estava engajada no serviço a Sri Krishna na sua eterna e espiritual morada, e agora ela se esqueceu deste serviço?
   A indicação das palavras ‘krsna bhuli’ aqui é bem diferente. Todas as linguas mundanas apresentam defeitos e assim elas não podem expressar puramente tópicos transcendentais, como a natureza da nossa forma constitucional (swarupa). Para clarear o significado, Srila Krsna Das Kaviraja Goswami escreveu; ‘krsnera tatastha sakti-bhedabheda-prakasa, que significa que a jiva é manifestação da energia marginal de Krishna.
     Almas liberadas sempre permanecem liberadas.   É completamente absurdo pensar que as almas liberadas em Goloka Vrindavan ou Vaikuntha podem ser coberta por maya. Sobre isto, O Srimad Bhagavatam descreve várias histórias dos associados de Deus, como a história de Jaya e Vijaya, Chitraketu Maharaj, Bharata Maharaj e outros. Uma leitura casual destes passatempos pode dar a impressão que eles caíram do mundo espiritual e pode-se ter esta impressão com prova de que a entidade viva cai de lá. Porém, nenhum destes associados de Deus caiu de suas posições, mas propositalmente vieram á este mundo para estabelecer certos princípios e ensinamentos para as almas condicionadas. (Como no caso de Shakaracharya; pode alguém falar que Shiva Shankar é um impersonalista por que pregou mayavada?)
   Há um grande erro ao deliberar sobre a ‘queda’ de Jaya e Vijaya e outros. Jaya e Vijaya eram porteiros guardiões em Vaikuntha. Eles desejaram satisfazer o desejo de Sri Narayana de testar o humor de combate. Deus Narayana então atraiu os quatro Kumaras para visitá-lo em Vaikuntha e especificamente amaldiçoar Jaya e Vijaya á descender neste mundo e então Narayana poderia ter a oportunidade de lutar contra oponentes fortes como ele. Os associados de Deus são também bastante poderosos. Apenas eles poderiam ser bons oponentes para Narayana, ninguém mais.
   Ira, luxúria ou qualquer má qualidade nunca se faz presente em Vaikuntha. No caso da ‘maldição’ de Jaya e Vijaya, por exemplo, Sri Narayana inspirou pessoalmente sua potência transcendentalyogamaya para deixar os quatro Kumaras irados, e assim amaldiçoar Jaya e Vijaya. Após amaldiçoar Jaya e Vijaya, os Kumaras imediatamente lamentaram, mas Sri Narayana disse á eles: “Não se preocupem. Eu mesmo queria que isto acontecesse, Jaya e Vijaya manifestarão como demônios no mundo material por três vidas, e assim performarei passatempos de combate com eles. Durante este tempo, eles permanecerão simultâneamente em suas forma originais no mundo espiritual.”
   Assim, Jaya e Vijaya continuaram residindo em Vaikuntha nas suas forma originais, e suas manifestações vieram á este mundo fenomenal para atuar como demônios.
   Sendo devotos puros, Jaya e Vijaya são capazes de manifestar ilimitadas formas, assim como mãe Yashoda, a mãe de Krishna, possui ilimitadas formas. Narada Rsi também pussui ilimitadas formas em Vaikuntha, em Dwaraka e em infinitos universos. Brahma disse uma vez que uma pessoa pode ser capaz de contar as estrelas no céu ou os grãos de areia da terra, mas nunca será capaz de glorificar completamente os doces passatempos de Krishna e Seus associados. Não podemos até mesmo imaginar estas coisas.   Enquanto nenhuma alma cai de Goloka Vrindavan ou Vaikuntha em nenhum momento, elas podem vir á este mundo para performar passatempos com Krishna, como no caso dos amigos vaqueiros Sridama e SubalaOu também, Krishna pode enviar uma alma liberada, um dos seus associados, á este mundo, dizendo á ele: “Vai lá e ajude as almas condicionadas.” Uma alma liberada neste mundo tem mais entendimento das ansiedades e sofrimentos das almas condicionadas do que aquelas que estão em Goloka, pois realiza a realidade do mundo espiritual e simultaneamente vê este mundo.
   Ninguém é feliz neste mundo. Até mesmo aqueles que estão nos primórdios da juventude estão insatisfeitos, e eles nunca ficarão satisfeitos. Eles terão que ficar velhos e morrer, e quando morrerem não poderão levar nada do que coletaram em suas vidas. Então, tente lembrar de Krishna e seguir isto: “Só existe um deus, uma religião, e esta única religião é amor e afeição pelo Supremo senhor do universo, Sri Krishna.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário