Translate

Pesquisar este blog

domingo, 7 de abril de 2013

E se o Guru não for Puro?


 (Próximos 3 cap.- Extraído do livro de Gurudev chamado ‘Guru-devatatma’ página 13 a 25)
    Suponhamos que alguém desafortunadamente recebeu inciação de um guru desqualificado, que não estava no nível de um Maha Bhagavata (devoto puro, auto-realizado). Ou seja, aquele guru não estava realizado nas verdades estabelecidas e não tinha realização de Krishna, Seus nomes ou suas glórias como os sastras estabelecem. Ele estava apenas no nível de kanistha-adhikari, mas ainda sim ele pensava que era guru. Ele tinha muitos desejos materiais, tais qual nome, fama e riqueza, e alguém desafortunadamente tomou hari-nama e diksha dele.
   Os versos que glorificam as qualificações de um Guru épode ser aplicável á este guru ou não? O discípulo deve obedecer tal guru com rendição como ordenado nas escrituras? Deve-se seguir este guru ou não? Uma pessoa pode extrair leite puro de um asno macho? Podemos conseguir mangas doces de uma árvore espinhosa? Qual são as obrigações discípulo para com este tipo de guru?
   Devemos considerar que uttama-adhikaris, madhyama-uttama-adhikaris e até mesmo madhyama-madhyama-adhikaris (nível de asakti- ver no livro - Madhurya Kadambini) são muito raros neste mundo. È muito raro então, ter um guru deste alto calibre.
   O que devemos fazer então nestas circunstâncias? Teremos que nos abrigar em um Guru. Se o guru não é ‘sabde pare ca nisnatam’, se não realizou as verdades estabelecidas delineadas nos Vedas, Upanisads e outras escrituras, mas ainda sim tem fé resoluta no seu Uttama Guru e está sinceramente o seguindo, mesmo que seja um madhyama-adhikari, não o rejeite. Podemos abandonar nosso guru apenas sob as considerações dadas por Srila Sanatana Goswami no seu Hari Bhakti Vilas:

Avaisnava-mukhodgirnam
Putam hari-kathamrtam
Sravanam naiva kartavyam
Sarpocchistam yatha payah

“Os nectários tópicos de Sri Hari são sempre purificantes, mas se eles emanam dos lábios de um não-vaishnava, então é proibido escutá-los, pois o leite tocado por uma serpente se torna veneno”.

   Se um guru não está servindo seu próprio Gurudev, se ele deixou o processo dado por seu fidedigno mestre e seu Gurudev não está satisfeito com seu comportamento – apenas neste caso podemos rejeitá-lo. Por outro lado, se o Guru é um madhyama-adhikari e sincero, muito obediente e um seguidor dos ensinamentos do seu Gurudev, então ele gradualmente se tornará um Uttama-adhikari. Neste caso, não devemos rejeitá-lo. Ao mesmo tempo, se ele não é perfeito e então não pode remover todas as nossas dúvidas sobre a consciência de Krishna, o que devemos fazer?   Devemos oferecer reverências á ele e pdir sua permissão para ter a associação de um devoto Maha Bhagavata. O discípulo poderá perguntar: “Posso ir até Srila Jiva Goswami?” ou “Posso me associar com Srila Rupa Goswami?” ou “Posso ir até um devoto de alta classe?” Se o guru disser: “Não, você não pode ir” então devemos abandoná-lo. Porém, se ele diz: “Certamente você pode ir e eu também irei com você” então ele é um real Guru.
   Um Guru que envia seu discípulo para tomar instruções de um Guru superior pode ser também um Uttama Maha Bhagavata, pois existem vários estágios de Uttama Maha Bhagavatas. Este guru certamente não deve ser rejeitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário