Translate

Pesquisar este blog

domingo, 7 de abril de 2013

Liberação em um instante



   Pergunta: Por que a entidade viva possui diminuta independência?

   Srila Narayan Goswami Maharaj: É por que ela é uma entidade consciente. Ela não é inconsciente. Independência é um sintoma de uma entidade consciente, quem sempre possui independência, esteja ela condicionada neste mundo ou liberada no mundo espiritual. Krishna quer que todos vão até Ele e o sirva no mundo espiritual. Ele nunca deseja que as pessoas vivam separadamente dele e então sejam infelizes. Se Ele vê que alguém tem um pequeno, porém sincero desejo de servi-lo, ele arranja tudo de tal maneira que esta pessoa vá ao mundo espiritual e associe com ele. No livro de Sanatana Goswami- Brhad Bhagavatamrta, descreve-se como Deus elabora os arranjos para a entidade viva ir até o mundo espiritual.

   Pergunta: Se nós almas espirituais não caímos de Goloka Vrindavan, porque as escrituras dizem  que nós ‘revivemos’ nossa relação com Krishna, ou que ‘esquecemos’ desta relação? Se nós nunca experienciamos isto, por que termos como ‘De volta ao Supremo’ ou ‘esquecemos’ foram usadas?

   Srila Narayan Goswami Maharaj: Podemos entender isto pelo verso seguinte:
Krsna bhuli sei jiva anadi-bahirmukha
Ataeva maya tare deya samsara duhkha

(Sri Chaitanya-charitamrta- Madhya-lila 20.117)

“Esquecendo-se de Krishna, a entidade viva tem sido atraída pela energia externa desde tempos imemoriais (anadi). Então, a energia ilusória – maya- concede a ela, todos os tipos de miséria no mundo material.”

   A resposta para sua pergunta foi indicada pela palavra ‘anadi’. Anadi significa ‘sem começo’. Isto significa que a entidade viva nunca esteve com Krishna.

   Pergunta: Por que então a palavra ‘esqueceu’ é usada frequentemente?

   Srila Narayan Goswami Maharaj: Esta palavra e outras semelhantes são usadas para neófitos que não possuem um entendimento substancial da consciência espiritual. Alguém pode dizer, “O sol está se pondo atrás daquela árvore.” Isto é dito apenas para dar uma indicação sobre a direção na qual o sol pode ser percebido. Se o sol estivesse realmente se pondo na árvore, a árvore se reduziria a cinzas em menos de um segundo. Similarmente, estas e outras palavras (Como Srila Swami Prabhupada usava ‘De Volta ao Supremo’) nos dá uma mera indicação da realidade espiritual. É como ‘comida para crianças’. No estágio inicial, tais indicações são necessárias para a alma condicionada ter uma ‘idéia’ da realidade. Se um real praticante avançado em bhakti (sadhaka) nunca cai nas armadilhas de maya, então o que falar de um siddha, uma alma liberada perfeita, que está sempre imersa em saborear o néctar do serviço pessoal á Sri Krishna?
    Se a jiva está em Goloka Vrindavan, como é possível ela se esquecer de Krishna? O seguinte verso do Bhagavad Gita descreve as qualidades de um devoto situado em prema-bhakti, que, em suasiddha-rupa, é um associado de Krishna em sua morada espiritual.

Visaya vinivartante niraharasya dehinah
Rasa-varjam raso py asya param drstva nivartate

(Bhagavad Gita – 2.59)

“A alma condicionada pode artificialmente restringir a gratificação sensorial por desviar os sentidos dos seus objetos, ainda sim seu gosto pelos objetos sensoriais permanece. Porém, aquele que experiência um gosto superior está sempre consciente. Um devoto de Deus, restringe os sentidos automaticamente devido á este gosto superior.”

   Se alguém vê um bonito objeto, mas logo depois comtempla algo que considera mais bonito ainda, ele será atraído pelo último. Se a pessoa tem o desejo de desfrutar de certas coisas, mas depois adquire um maior gosto por um objeto superior, seu gosto pelo objeto inferior desaparecerá automaticamente.
   É devido á este gosto superior que os puros gaudiya Vaishnavas, que seguem os passos de Sri Chaitanya Mahaprabhu, não necessitam se esforçar-se nem um pouco para controlar a mente. Eles controlam a mente muito facilmente, pois estão sempre engajados em escutar hari-katha, cantar e lembrar de Sri Krishna.
   A doçura que surge da relação com Krishna é muito mais saborosa do que o gosto que surge de relações mundanas. A mente também é material e assim está sempre engajada em saborear relações mundanas. Porém, se alguém experimenta algo superior, como o serviço amoroso a Sri Krishna, não há questão de pensar neste mundo. O mundo material é de algum jeito bonito, mas Sri Krishna, as Gopis e Goloka Vrindavan são muito mais bonitos.
   Neste mundo há tantas coisas que pensamos ser boas, mas na verdade tudo isso é como veneno. No começo pode testar doce, mas depois se torna amargo. Por exemplo, quando um homen e uma mulher começam uma relação íntima, a relação parece dôçe no começo, mas invariavelmente se torna salgada. Este fenômeno acontece em qualquer coisa que tentamos desfrutar neste mundo. Se alguém sempre engaja sua mente em Sri Krishna, sua mente vai automaticamente ser controlada e ela nunca será iludida por maya.


Nenhum comentário:

Postar um comentário